PROTEÇÃO PERIMETRAL
Proteção perimetral é uma técnica de segurança patrimonial que tem por objetivo proteger a área estabelecida utilizando equipamentos para dificultar, impedir ou alertar contra o acesso de invasores.
A proteção perimetral é fundamentalmente importante para manter todo o local monitorado e bem estruturado contra invasões, roubos e inclusive desvios materiais.
Nesse sistema, são empregados dispositivos como sensores infravermelhos, sensores ativos de micro-ondas, cercas elétricas ou cabos sensores do tipo microfônico, eletromagnético ou fibra óptica.
Os sinais captados por esses dispositivos são analisados e enviados para a central de processamento por meio de comunicação dedicada, o que permite a geração de eventos de alarme prévia e especificamente programados.
Um sistema de barreiras perimetrais eficaz tem por objetivo dificultar de todas as formas a invasão indesejada, através de ações e dispositivos que consigam:
1. Impedir
Impossibilitar de forma plena o acesso do invasor ao patrimônio através das barreiras de segurança existentes.
2. Dissuadir
Levar o invasor a desistir de seu intento pelo impeditivo das dificuldades em transpor as barreiras físicas de segurança e até a exposição da sua identificação através de câmeras e da vigilância patrimonial atuando no local de forma precisa.
3. Detectar
Obter meios de identificar e dar alarmes adequados à tentativa de invasão ao local.
4. Retardar
Com barreiras de segurança instaladas dificultando o acesso do suposto invasor retardamos uma possível intrusão e assim, possibilitando a intervenção mais eficaz da equipe de segurança patrimonial existente no local.












SISTEMA DE CERCA ELÉTRICA PERIMETRAL
A cerca Elétrica é um ótimo equipamento de segurança, classificado como Protetores de Perímetro, são amplamente utilizados em Condomínios, empresas e residências. Quando bem instalados e os equipamentos forem de qualidade, se tornam um grande aliado para a segurança do local ou imóvel resguardando pessoas ou bens.
A central de choque ou eletrificadora emite um choque ou pulso com uma tensão elétrica elevada (de 8.000 á 18.000 volts) e percorre todo o circuito do sistema através do fio de aço inox e retorna para a central de choque.
Porém este pulso não possui amperagem, o que não torna letal ao seres humanos e animais, quando este pulso não retorna á central (por corte, curto circuito ou descarga) logo é identificada e o sistema então é acionado através de uma sirene e/ou enviados para uma central de alarme monitorada.
SISTEMA DE BARREIRA PERIMETRAL.
As barreiras IVA ou barreiras infravermelho ativo são ideais para a aplicação nos mais diversos projetos de segurança eletrônica. Ela é formada por duas unidades, um transmissor TX e um receptor RX, que formam um muro virtual com vários feixes e com até 150 metros de extensão a cada trecho. O uso de diversas barreiras permite o fechamento contínuo do perímetro e protege-o de possíveis intrusões através de um sistema preciso de detecção. No momento em que a Barreira perimetral IVA tem qualquer um de seus feixes interrompidos ela envia um comando de disparo à central de alarme.
A família de Barreira perimetral multifeixes é utilizada para ampliar os topos de muros, estabelecer limites, criar proteção em cercas, alambrados, muros, paredes e áreas abertas.
Outra utilização é a grade de segurança eletrônica, que visa proteger locais vulneráveis como portas, janelas, vitrines, máquinas, etc. É formada pela barreira multifeixe que, em uma mesma barreira, diversos feixes infravermelhos estão posicionados e montados em uma estrutura metálica delgada, discreta e resistente.
SISTEMA DE CÂMERAS PERIMETRAL
A proteção de câmeras perimetral, desempenha um papel crucial em qualquer sistema de segurança física, acompanhado ou não de equipamentos de proteção. O esquema consiste em utilizar câmeras ao longo do local a ser protegido, podendo ser observados a movimentação, a tentativa ou a invasão, especificamente na área desejada.
Uma tecnologia já utilizada antes, para ambientes fechados, agora sendo aplicada na proteção perimetral é a cerca virtual ou Inteligência perimetral. Ela é utilizada no monitoramento de ambientes que necessitam diferenciar acontecimentos cotidianos de potenciais ameaças
Os gravadores de vídeo em conjunto com câmeras especiais, formam o Sistema de vídeo inteligente: Detecção inteligente, Detecção de faces, Reconhecimento facial, Detecção de Pessoa, Detecção de Veículo Motorizado e não motorizado, Linha virtual e Cerca virtual.
A partir de uma imagem gerada por uma câmera, é possível criar uma linha virtual, definir o sentido de passagem, períodos de ativação e, assim que alguém passar por essa linha, um alarme é disparado na central de monitoramento.